segunda-feira, 13 de abril de 2009

Retratação

A mocinha queria ser atriz. Foi fazer o teste para entrar em uma famosa escola de teatro.
Ela era talentosa. Mas não foi selecionada. Desistiu. Foi estudar psicologia.
O rapazinho queria ser pianista, ficou nervoso na hora do teste. Hoje é bancário.
Aconteceu o mesmo com as bailarinas telefonistas, os acrobatas balconistas, e tantos artistas que acabaram sendo outros “istas” que não estavam entre seus grandes desejos.

“Não. Você não pode ser o que quiser. Não há espaço para todo mundo.
Lamentemos.”

Por sorte a modernidade tomou rumos inesperados e acabou criando saídas para que pessoas que desejam se expressar possam fazê-lo sem que alguém lhes diga: “Sinto muito, mas você não serve para isto. Procure outra ocupação, outra paixão.”

Abençoada seja a Internet e seu infinito espaço para todas as abobrinhas do mundo!!!!

No meu texto anterior eu tentei tratar um pouco disso, mas acho que fiz de forma meio torta e fui muito mal interpretado. Parte da falha é minha, grande parte, mas parte é da falta de malícia e ironia dos meus queridos leitores.

Eu adoro brincar com os opostos. Quando me refiro à Adriana Lima eu brinco: “aquela moça feinha”. Aí está a graça pra mim. É como uma careta simpática. Mostrar a língua pra pessoas queridas.

Os blogs são uma bênção. Não uma praga.

Eles são uma fuga, um diário, um modo de se exibir, de se expressar, de divulgar o que se produz. Ele é tudo o que cada um quiser. Não há moderação, não há seleção, não á portaria, não pedem antecedentes criminais, não fazem consulta ao SPC. É o paraíso!!

Graças a este blog eu pude dar o meu passo inicial – não sei qual é o destino – e graças a ele eu recebi apoio, críticas, elogios e cheguei ao meu atual trabalho, que me dá tanto prazer.
Imagine se eu tivesse que esperar a aprovação, a permissão de um editor que me dissesse: “pare” ou “continue”. Quem sabe eu tivesse mais uma amargura pra incluir na minha coleção... oh, vida! Ai de mim! São tantas amarguras. Tantas mágoas. Tanta cara feia, tantos nãos.

Continuo achando muito chatos diversos blogs, muito mal escritos, nada pertinentes. Mas acho maravilhosa a possibilidade de todos poderem escrever e colocar à prova sua produção. E mesmo que não seja produção, mesmo que não estejam à prova, mesmo que estejam se lixando para o que pensam, mesmo que seja apenas desabafo, diariozinho.

Parabéns a todos nós que vencemos a preguiça e o medo e postamos aqui e acolá o que pensamos, as historinhas que imaginamos, as coisinhas que ouvimos. Parabéns por fazermos a alegria deste e daquela outra, e por botarmos lenha na fogueira, por darmos um tapinha no mundo para não deixar que ele se renda à senilidade. Porque o mundo é velho. Se a gente não agir ele se acomoda.

3 comentários:

  1. Olá Leandro:

    Bom, eu já tinha gostado do outro texto sobre o tema em questão , e gostei muito desse tambem, acho Blog isso mesmo uma maneira da gente colocar os nossos trabalhos, é isso. aparece lá no meu. bjs

    ResponderExcluir
  2. Se no presente momento eu vencesse o tal medo e as barreiras da normalidade (a.k.a "noção"), meu próximo post seria certamente algo digno de David Lynch. Então de uma certa forma eu não sei se mereço esses parabéns. Eu me contenho. Pouco, mas sempre.

    Mesmo assim, eu agradeço e recebo com prazer =D

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu aprendi uma nova palavrinha - senilidade rsrs.
    Para mim o que todos os blogs tem em comum é a palavra "exposição", já que ninguém escrever para deixar escondido. Apenas eu rs. O meu blog é somente fachada hehe.

    ResponderExcluir