domingo, 7 de dezembro de 2008

A festa nunca termina

Há mais ou menos 16 anos eu fui pela primeira vez na domingueira do Esporte Clube Salto de Pirapora. Das 20:30 às 00:00 h. Uma coisa de doido.
Como era bom!
Eu tinha lá meus 13 anos e a coisa mais gostosa da vida era esperar o domingo chegar. Passava na casa da Graziele e depois passávamos na Claudinha, às vezes na Elizandra, e íamos todos juntos. "Love for all seasons", "I Drove All Night", "Please Don't Go", "How do you do", "Love Is In The Air", "I want to break free", "Scatman's world", "Kiss Me" eram hits do período... qualquer um que ouvir uma dessas vai correr lá pra 1993.
O “clube”, como nós chamávamos, tinha regras que hoje me fazem rir muito. Pra se ter uma idéia, a pista era até dividida. Tinha cordão de isolamento invisível. Separava os descolados dos emergentes, e estes da “baianada”. Um fenômeno. Não havia intercâmbio. Não havia concessão.

(Outro fenômeno interessante que eu vou sugerir como tema para a National Geografic é que no carnaval de lá as pessoas rodavam na pista. Uma cosia doida. Como se fossem ponteiros de um relógio as pessoas rodavam abraçadas aos amigos... vá entender!)

Mas voltando à “baianada”... Adolescentes são maldosos, impiedosos. Tenho medo deles.A “baianada” dançava passinho, repetia a roupa dois domingos seguidos, era composta normalmente por pessoas mais pobres... e eles ficavam até meia noite. Nós, da turminha dos descolados - que tínhamos a carteira vazia também, mas fingíamos que não - íamos embora as 11:30. Era mais chique ir embora antes. Não ficávamos nem pra "sessão do bate-bate" - que era a hora em que tocava um rock mais pesado e as pessoas pulavam, se cabeceavam e se empurravam. “Que horror!!”.
Adorei esses anos, mas me envergonho das atitudes segregatórias e tolinhas.

Entao, há 16 anos eu comecei a sair pra dançar e ficar lá feito bobo.
Quer coisa mais boba do que ficar dançando só por dançar?

Que delícia! Com o tempo, passei a dançar e beber, e depois dançar, beber e beijar. E depois dançar e dançar e dançar e beber e beber e beber e beijar e beijar e beijar... rss... Como eu bebi! Como eu beijei!! Jisuis! Como eu dancei!

O horizonte foi se ampliando. Comecei a sair em Sampa, Campinas... Depois, trabalhando viajando por todo o Brasil, eu conheci todas as boates das capitais. Não fui ver as Cataratas do Iguaçu, mas fui na Taz.. rss.. E não conheci muitos pontos turísticos de diversas cidades porque nos domingos, meus dias de folga, eu estava de ressaca do sábado à noite.

Morando em Sampa por seis anos então... ah...eu me acabei! Quarta, quinta, sexta, sábado, domingo.

Em todas estas noites, no meio daquela fumaça, um desejo foi maior do que todos: eu imaginava meus amigos ali, meus sobrinhos, meu irmãos, meus amigos e amigas da adolescência. Eu os imaginava dizendo.. “Leandro, você tinha razão!! Aqui é bom demais! Que delícia!!” E nós fecharíamos os olhos e dançaríamos... O dia não acordaria e a festa não acabaria nunca.

Talvez eu possa oferecer mais às pessoas de quem gosto. Mas o que eu queria dar como presente para a vida delas é uma festa. Uma baladona. Não sei se seria o presente para a minha vida ou para a vida das pessoas. Isso se mistura bastante.

Ontem, depois de alguns meses metido a estudar muito e sem sair de casa, eu fiz uma baladinha. E lá no meio daquela gente destrambelhada e daquelas luzes que atordoam, eu cruzei com uma figura em quem eu tinha dado uns catas há onze anos... onze anos...

_ Caramba!!! Há quanto tempo!
_ Nossa!! Você se lembra de mim? Eu também me lembro de você!
_ Nossa... Muito tempo. Como é que a gente se lembra?
_ Somos marcantes! Rsss...
_ Estamos velhos..
_ Não somos velhos! Somos jovens há muito tempo!

Empunhei esta minha frase clichê que um dia ouvi do meu querido amigo Ivaldo de Carvalho. Devo tê-la ouvido lá pelos meus 15 anos. E a pratico. Pratico minha juventude há muito tempo, do meu jeito e pago lá meu preço por ela.

Hoje sinto um gostinho todo “tchan” ao dizer “há muito tempo”. No dia trinta de dezembro eu farei trinta anos. Faltam poucos dias.

Trinta no dia trinta.

Só acontece isso uma vez na vida. Parece que vai haver um eclipse, (mentira... rá rá rá...) houve quem disse que se abrirá um portal e que eu posso ter a chance de passar pro lado de lá. Uhu!!!

Trinta com corpinho de vinte, e carinha de vinte e três (Se achando) muita gelatina, uma linha de uns 657 cosméticos, academia, salada, pouco açúcar e nenhuma gordura. E uma baladinha mensal com direito a imersão em alcool.

Tudo isso pra tentar ser jovem por mais uns trinta pelo menos.

5 comentários:

  1. Diretamente do túnel do tempo: E lembra dos recadinhos que o Renato DJ lia la em cima???? Vamos subir na galeria???? hahahhha Eu gostava do Fábio baiano! Baiano porque as vezes, AS VEZES, ele dancava passinho com a turma dos baianos, hahhahaha. Adolescente é maldoso mesmo! E a gente era feliz e nao sabia... e por falar nisso; Com que roupa vc vai no club domingo???
    BJO! ;D
    /Claudinha

    ResponderExcluir
  2. É...
    A vida é tão doida, que até em balada a gente faz amigos! Não nesse plural, mas eu diria que dentre todos os trambolhos que eu tive que encarar, agradeço por ter encontrado uma alma gentil... Que ajudou a lavar minha lente de contato (lembra?!) que um destrambelhado dançando fez saltar do meu olho com um pequeno soco. E ficamos lá dançando a noite toda.
    Quero ver vc, aos 40, nas baladas comigo!
    =)

    Beeeeeeeijo!

    ResponderExcluir
  3. I Drove All Night?
    Please Don't Go?
    Love Is In The Air?
    I want to break free?

    Quantos anos você tem mesmo, Leandro? Isso não combina com How do you do, Scatman's World e Kiss Me, que são "da minha era", rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/1/09 06:40

    _ Não somos velhos! Somos jovens há muito tempo!

    FELIZ ANO NOVO, LÊ!!!

    ESSA É A MELHOR FRASE Q EU PODERIA TER LIDO A ESSA HORA DA MANHÃ, DEPOIS DA NOITE DE REVELLION...ADOREI!!!
    JÁ Q NO MÊS Q VEM FAÇO 31 C/ ESSA CARINHA DE BB, USAREI ESSA FRASE P/ RESTO DA MINHA VIDA.

    - VIVA A JUVENTUDE ETERNA!!!

    EM PENSAR Q FIZEMOS TEATRO JUNTOS NO SESI HÁ 15 ANOS...FALA SÉRIO! REALMENTE, SOMOS JOVENS HÁ MUITO TEMPO...BONS TEMPOS...

    MUITO SUCESSO NA VIDA, BEM VINDO AO MUNDO DOS TRINTÕES,MEU CARO AMIGO!

    PS: CONTINUO SENDO TUA FÂ, BJOS NO CORAÇÃO!


    VIVIANE PRUDENTE

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/1/09 06:52

    END DO MEU BLOG É: http://vivianeprudente.zip.net, JÁ Q ENVADI O SEU BLOG, FIQUE A VONTADE P/ COMENTAR NO MEU, OK???
    SERÁ MUITO BEM VINDO!!!


    VIVIANE PRUDENTE

    ResponderExcluir