terça-feira, 11 de novembro de 2008

Com a macaca!

“Um fazendeiro cria galinhas e porcos. Num dado momento, esses animais somam um total de 50 cabeças e 140 pés. Pode-se concluir que a razão entre o número de coelhos e o número de galinhas é:”

E eu sei lá??!!
Deusolivreguarde!!! Eu passei uns três anos no cursinho pra entrar na faculdade. Aprendi bastante coisa... mas foi um saco! E achei que nunca mais fosse ter que estudar coisas chatinhas e difíceis outra vez!
E agora que me meti na história de prestar concurso tenho me deparado novamente com os numerozinhos que tanto me amedrontavam.

A razão entre o número de coelhos e galinhas é um banquete delicioso, oras!!!
Assados, fritos, cozidos... humm... Acho que só comi coelho uma vez na vida parece que era gostoso. Dizem que quanto mais meigo o bichinho mais saborosa a sua carne.
Mentira! Inventei isso agora! Rá rá rá... Imagina carne de golfinho, ou de coala?

Que meus amigos vegetas que não me ouçam ( me leiam )nem brincar com isso.

Prefiro mesmo fazer uma orgia gastronômica a ter que solucionar a questão de quantos pés vão pra cada bicho e a razão não sei das quantas!
Razão.
Que mania as pessoas têm de usar os mesmos conceitos para diversos campos!
Razão!
Daria pra pedir ajuda aos filosofets... Eles adoram falar das diversas acepções desta palavra. Alguns deles opõem a razão à imaginação. E eu aqui, na minha filosofia de brincadeira, fico retorcendo meus neurônios imaginando porque a matemática usa a “razão” sendo que ela é tão abstrata e ao mesmo tempo é lógica e real, e prática e conta com nossa capacidade de imaginar e... ai, ai, ai...

Lembro-me que no cursinho pré-vestibular tinha lá umas várias matemáticas e eu delirava... O professor pegava impulso e ia ladeira abaixo... passa pra cá, e este pra lá com sinal invertido e multiplica em “xis”, e simplifica e corta este com aquele e sem esquecer de resolver primeiro as potências... e tererê e burucutu e caixa de fósforo... e tcharam!! Pronto!

Pra mim nunca foi matemática. Era matemágica!

Ontem meu professor falando de torneiras e tanques e vazão não sei das quantas e no fim ele disse: “Pra facilitar você pode simplesmente fazer o seguinte: inverte, inverte, inverte, soma, e inverte o resultado!”... rá rá rá. Juro!!! Disse exatamente isso. E a classe riu!!! RSS.
Que bom, não estou sozinho nesta! Aleluia nóis tudo!

Quando me perguntam se eu gosto de matemática eu digo: “Olha eu gosto dela, mas eu acho que é ela quem não gosta de mim!”.

Acho a matemática linda. E acho que tem um ponto em que se aproxima demais da poesia, da arte, do que é divino no mundo. E isto de ser tão abstrata e tão concreta e real é o que mais me fascina. Pode ser que eu entenda tudo errado. Que não seja nada disso. Mas não importa. As coisas são o que vemos nelas e pronto! Me deixa!!!

Que saco!!! Ihhh.... (grunhidos!)
Tenho prova domingo e até lá vou serrar os dentes e grunhir muito!!!
Me deixa!

Um comentário:

  1. concurso, concurso, concurso... essa gente toda que só quer saber de trabalhar às minhas custas viu! Você, izabelle, cris, thiago frango... tá doido! rsrsrsrs.

    ResponderExcluir