sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Preludiozinho

O dia começa lindo com um Chopin(zinho) tocando bem alto. O Chopin tocando e um chupim cantando. Não. Não moro no mato.
Haveria alguma ligação entre o Chopin e o chupim?? Hum... Difícil, né? Mas seria material rico para um poeta. Dá até pra imaginar o músico polaco tocando seu piano e, posado à sua frente, o pássaro “azul violeta quase preto”- como bem coloriu a Wikipédia – acompanhando a música com seus acordes canoros. Aliás, poeta já é o autor da definição que diz também sobre o pássaro : “Seu vôo é digno e seu canto é lindo. Conseguem se comunicar com sua família e retribuir carinho através de gritos.”

Acho mesmo, sem ironia, que o autor da definição é um poeta. Mas não posso deixar de ter uma louca vontade de brincar com essas palavras. Mesmo porque acredito que é o que a poesia tem de mais rico: esse encontro incomum de palavras, de adjetivos que saltam do texto e fazem cócegas na nossa imaginação.

“Seu vôo é digno”. O que seria um vôo digno?! As empresas aéreas primam também por um vôo digno. Os indignos acabam em tragédia!!
No numdo dos pássaros eu acho que não há vôo indigno... Pássaro capenga nem voa... Para voar o pássaro tem que ter um design perfeito, tem que ter as suas formas em perfeita harmonia. Os vôos são precisos, pousam nos fios de alta tensão, no pico das árvores, apanham peixes dentro da água e seguem vôo como se estivessem apenas suspirando. A galinha e o avestruz não voam. A galinha até dá uns saltitos indignos e bate as asas.. mas xi... nada parecido com vôo, nada que um homem não faça com um pouco de treino (Que desrespeito à natureza da galinha! Perdão, galinhas!). O vôo é sempre algo imponente. Os que voam – com as próprias asas ou com as dos outros- se sentem sempre superiores aos que estão aqui no chão. Até a pomba, que tem um ar de pássaro pouco nobre, deve voar e dizer nas praças:”Me assusta e corre atrás de mim, criança ranhenta! Mas eu posso voar e você não! Ahahhaha”... só que o ahahahah delas é grulululuglululu grulululuglululu. Passam a vida a rir de nós.

E o que dizer de “Conseguem se comunicar com sua família e retribuir carinho através de gritos.”? Tenho umas vizinhas aqui que devem se adorar muito. São carinhosíssimas! Inclusive de madrugada. É tanto afeto entrando pela minha janela em carinhosos decibéis!
As pessoas deveriam levar isso adiante e tentar entender de outra forma os berros dos côjuges, dos pais, da irmã histérica, dos filhos adolescentes e ingratos – redundante este útimo exemplo, né? Adolescentes são sempre filhos ingratos!

Meu dia vai se seguindo. Os Chupins não me acompanharão durante todo o tempo, infelizmente. Mas vão deixar no meu dia um gostinho de piano voando elegantemente.
Vamos brincar de imaginar um piano voando elegantemente? E se imaginarmos o Chopin tocando piano voando elegantemente e gritando com o chupim e eles no maior bate-boca carinhoso que parece uma canção? Que legaaaaal!!...

5 comentários:

  1. è mto para o meu QI ...kk

    ResponderExcluir
  2. Amor, o seu blog é um primor! Caiu direto para a lista de favoritos do meu blog ;) que, aliás, tem dois leitores assíduos: minha mãe e, agora, vc! ;D
    Bjo! Escreva sempre! :)
    /Claudinha

    ResponderExcluir
  3. http://bloggdaana.blogspot.com/
    Olha aí meu address, rsrs Bjos!
    /Claudinha

    ResponderExcluir
  4. Preciso de um dicionário!! Não sou tão inteligente! Você conhece das letra, moço...Muito bom.
    Beijos grazi

    ResponderExcluir