terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dois Bigo

Passei o fim de semana no interior matando a saudade da família. Fazia uns três meses que não os via. Teve formatura do meu sobrinho mais velho, teve escultura de papel maché, teve pizza, War, lavagem do carro com mangueira e direito e guerrinha de água - coisa impossível pra quem mora em apartamento. Teve passeio na feira, encontro com velhos conhecidos, sorvete que deixa a língua azul na pracinha e, por fim, a oportunidade de encher o pé de barro. Não poderia voltar pra casa sem essa, né?
Adoro barro. Rsss...

Passei a maior parte do tempo com meu sobrinho mais novo. O vejo tão pouco. Tô com medo que ele cresça e deixe de correr pra me abraçar, então tentei aproveitar.

Ri tanto!!! Demorei a conseguir explicar o que era irmã, primo, tio... rss... E ele também ria de tudo. O buraquinho no meio da barriga é “bigo”... e eu disse “É umbigo!”... e ele respondeu “Então dois bigo!”. Explicou-me a diferença entre sovaco e axila. Sovaco é quando é sujo, ( não depilado, talvez) e axila quando é limpo. O da mãe ele disse que era axila. Eu perguntei “E o meu, Rafinha?” “Hum... axila!” rsss... Deve ter ficado com pena de me magoar e dizer que o meu era sovaco.

Ele tá enorme, e me contou todo orgulhoso que já tava usando cueca “P adulto”. E assim que eu fui tentar carregá-lo, vi que não conseguia. E aí eu disse “É culpa da sua bunda P adulto!” E ele daaaava risada...
Fomos ao supermercado e ele queria ler tudo. E lia tudo mesmo, direitinho.

Minha irmã tava me contando que ele ouviu meu pai no telefone conversando e veio contar pra ela
_ Mãe, o vô vai comprar um terreno? Ele vai se mudar?
_ Não, ele tá comprando um terreno no cemitério.
_ Por que?
_ Porque já houve vezes em que a gente precisou fazer isso e fez correndo. É melhor se prevenir. Um dia ele vai morrer, eu vou morrer, você vai morrer.
_ Criança morre?!


Não deveria. Nem criança, nem mãe.

Ontem meu professor tava falando sobre atos administrativos impraticáveis e deu exemplos hilários. Entre eles um caso de uma província italiana onde o prefeito expediu um decreto proibindo as pessoas de morrerem porque não havia mais vagas no cemitério da cidade.
Que bom seria se fosse possível. E pra não soar tão absurdo a gente poderia restringir:
Não poderia morrer criança, e mãe só poderia morrer depois que os filhos já tivessem feito 40 anos.

Minha irmã e eu somos filhos de mães diferentes e as duas se foram. A dela quando ela tinha cinco anos, a minha quando eu tinha treze.
Vou sugerir que a gente apresente esta proposta de proibição de morte no congresso.
Acho que acaba sendo aprovada. Tanta coisa é!
Se o Estado tem que zelar pelo bem estar dos cidadãos, nada mais justo!

Mãe que perde o filho tem dores demais. E filho que perde a mãe “antes da hora” fica perdido pelo resto da vida. Para ambos eu acho que ocorre algo parecido com uma amputação.

Vou lançar a campanha e começar a recolher assinaturas.
Será que muita gente me acompanha?

O fim de semana em família foi maravilhoso. Eu, meus irmãos e meu pai nos damos muito bem. A gente só ri e se diverte quando se junta. Mas eu fico imaginando como seria se tivesse mais uma figura no meio desta festa. E imaginar é tudo o que eu posso fazer.
Que bom que sou ótimo em fantasiar as coisas como gostaria que elas fossem.

5 comentários:

  1. Eu lavei o meu carro na mangueira este fds tambéeeem! Não só o meu mas o da minha mãe também, eu tava parecendo a Liv Tyler em "Que Mulher é Essa"! hahahahahaha Foi engraçado, fazia ANOS que eu não passava por esta experiência rsrs e WAR então, melhor ainda. Pena que não teve War no meu fim de semana... quer dizer, teve WAR no sentido de "guerra" até, mas não o jogo! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. "A gente só ri e se diverte quando se junta".......isso me lembrou Guimarães rosa...verdade, simplesmente lindo.
    Me emocionei muito lendo "Dois Bigo".
    Então vamos nos juntar mais, foi tão bom ir praí, e lembrarmos; recordamos tão pouco, não é?!
    Merlin Kern (rs)

    ResponderExcluir
  3. Tô amando seu estilo, Lê! De verdade!

    ResponderExcluir
  4. Querido...vc é demais...
    Que amigo inteligente que eu tenho...
    tchau bjo me liga

    ResponderExcluir
  5. oi sou eu: a tania, adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii a sua cronica sobre a vida familiar, vc me fez rir e tambem me emocionar com o final ameiiiiiii, creio que da pra publicar na folha.bjs

    ResponderExcluir